A autarquia vai implementar brevemente um Canal de Denúncias, em que qualquer pessoa pode comunicar atos de corrupção e infrações conexas, ou seja, em casos de matéria criminal serão reencaminhados para o Ministério Público.

Deste modo, podem ser denunciadas “de forma segura infrações e atos de corrupção ou infrações conexas nos termos previstos no Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações, aprovado pela Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, bem como no Regime Geral de Prevenção da Corrupção, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro”, esclarece uma nota publicada na página online do município.

Este canal “permitirá assim que qualquer trabalhador do município e a qualquer pessoa singular, passe a reportar a comunicação de situações de incumprimento dos princípios e valores de natureza ética e/ou situações de ilegalidades”.

De acordo com o comunicado, o Manual de Procedimentos já foi elaborado e está a ser ultimado o Regulamento de Funcionamento Interno do Canal de Denúncias do município de Murça, que será colocado para votação ao Executivo Municipal e pronúncia da Assembleia Municipal.

É acrescentado ainda que para o próximo ano, o presidente de Murça, Mário Artur Lopes, quer rever e colocar em discussão o Código de Ética e Conduta do município e o Relatório Anual de Execução de 2021. A reformulação do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas será outro dos assuntos que irá ser analisado.

Jornalista: Rita Teixeira

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)