Freixo de Espada à Cinta assinou um acordo de colaboração para novos parceiros do Turismo Industrial do Porto e Norte de Portugal, formalizando a adesão do Museu da Seda e do Território a esta rede.

O município divulgou que participou no Congresso do ERIH – European Route of Industrial Heritage, que decorreu nos dias 30 e 31 de janeiro, em São João da Madeira, numa iniciativa promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O objetivo passou por “privilegiar uma abordagem nacional de dinamização e networking entre os diversos agentes dos territórios, permitindo-lhes ganhar mais escala e maior notoriedade”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Foi ainda apresentado o projeto “Guia de Turismo Industrial: Porto e Norte de Portugal”, do qual também o Museu da Seda e do Território passará a fazer parte, numa estratégia de promoção nacional e internacional.

Recorde-se que Freixo de Espada à Cinta é o único território em toda a Península Ibérica onde ainda se labora a seda de forma 100% artesanal.

O Congresso ERIH PT23 pretendeu “examinar os esforços empreendidos por vários sítios pós-industriais em Portugal, para ativar a memória e a cultura industrial, aprimorando-a e atualizando-a”, lê-se em comunicado.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Freixo de Espada À Cinta

Slider