Após nove meses de encerramento para obras de requalificação, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, reabre ao público em novembro com a mostra “Olhar Portugal”, uma exposição temporária composta por peças do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

A reabertura marca o fim de um processo de modernização que começou há cerca de um ano e incluiu intervenções estruturais profundas. Entre as melhorias destacam-se a substituição do telhado, a atualização do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) e a instalação de uma plataforma elevatória para garantir melhor acessibilidade.

Na última fase das obras, iniciada em fevereiro deste ano, o museu recebeu ainda instalação de rede Wi-Fi, novas soluções arquitetónicas e recursos tecnológicos destinados a tornar o espaço mais inclusivo. Um dos destaques é a implementação de QR Codes que permitem visitas com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

O investimento, no valor de meio milhão de euros, foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e teve como objetivo modernizar o equipamento cultural e adaptá-lo às exigências atuais.

Com mais de um século de história, o Museu do Abade de Baçal foi fundado em 1915 e recebeu o nome atual cerca de 20 anos depois, em homenagem ao abade e historiador Francisco Manuel Alves, figura central da cultura transmontana.

A exposição permanente, distribuída por 14 salas, oferece um percurso pela história e identidade do Nordeste Transmontano, reunindo peças etnográficas, documentos históricos e obras de arte. Entre os destaques estão coleções de pintura naturalista com nomes como Silva Porto, Marques de Oliveira, Aurélia de Souza, José Malhoa e Sarah Affonso, bem como trabalhos de Abel Salazar e ilustrações de Almada Negreiros.

Com a reabertura, o museu pretende reforçar o seu papel como espaço de conhecimento, inclusão e valorização do património cultural português.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: CM Bragança

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorAF VILA REAL DISTINGUIDA PELA FPF COM A MEDALHA DE HONRA NAS QUINAS DE OURO
Próximo artigoRESÍDUOS AGRÍCOLAS TRANSFORMAM-SE EM MATÉRIA-PRIMA PARA O CALÇADO “MADE IN PORTUGAL”