Está de regresso o Festival D’Onor, um evento que celebra a cooperação transfronteiriça, entre a Aldeia de Rio de Onor (Bragança, Portugal) e Rihonor de Castilla (Zamora, Espanha), e a rica herança cultural de duas nações. Com um programa vasto que inclui música, dança, gastronomia e outras atividades culturais, o festival promete uma experiência autêntica, única e inesquecível.

Entre os dias 19 e 21 de julho, o Festival D’Onor vai invadir as duas aldeias raianas onde portugueses e espanhóis vão partilhar tradições.

Este ano, artistas como Stereossauro, Tejedor, Sebastião Antunes, Bicho Carpinteiro, El Portal de Carmen e Slamtype vão pisar o palco do festival que junta público dos 8 aos 80 para um convívio e partilha de conhecimentos.

Nesta que é a sexta edição, a programação é diversificada com três dias recheados de atividades. O evento arranca sexta-feira, 19 de julho, com o Baile do Gaiteiro e Jam Session & Open Call, às 22 horas, uma atividade que desafia instrumentistas, de todas as origens musicais, a participar numa sessão improvisada e descontraída.

Pela noite a dentro juntam-se mais espetáculos, como o concerto dos Batucada, às 23h30, e a atuação de um Dj, à 1h00, onde idiomas e músicas do mundo se fundem com a eletrónica, o house e o techno.

O festival continua no dia seguinte, 20 de julho, com a tradicional Ronda Cultural e das Adegas, às 14h30, e a animação decorre até de madrugada com vários concertos e atuações de Dj’s.

Já no último dia, 21 de julho, a música volta a fazer-se ouvir a partir das 11h, com o MOVICANTABEBÉ, uma iniciativa que engloba atividades para toda a família na Ponte Antiga de Rio de Onor.

Para além dos espetáculos musicais, o festival oferece mais valências, é o caso do mercado tradicional, das tasquinhas, do restaurante para se saborear a gastronomia tradicional e do campismo gratuito.

De relembrar que o festival é acessível a todos, com entrada gratuita.

SOBRE O FESTIVAL D’ONOR

O Festival D’ONOR surgiu em 2017 com o compromisso de preservar, valorizar e promover a difusão da cultura popular de Trás-os-Montes, nomeadamente a identidade etnográfica e tão própria da comunidade da aldeia de Rio de Onor.

Trata-se de uma ação com enquadramento regional, mas com grande potencial de evolução e formação de novos públicos, a nível ibérico, contando, para isso, com a participação ativa da comunidade local, numa ótica de desenvolvimento local e de valorização do seu sentimento de pertença, e das zonas periféricas, através do envolvimento colaborativo de diversas outras entidades de diferentes setores da sociedade.

Enquadrando-se como um Festival de Música de Identidade, com um público heterogéneo, este evento sem finalidade comercial ambiciona programar e difundir formas de expressão artística transdisciplinares.

O Festival D’Onor promove a amizade e a colaboração entre as duas comunidades, apenas separadas por uma fronteira internacional. Nele celebra-se a verdadeira cooperação transfronteiriça, capaz de fortalecer laços sociais, económicos e culturais entre dois países, dentro da sua escala e enquadramento.

Capaz de atrair visitantes de Portugal e Espanha pelo seu contexto e localização, este evento tem um elevado potencial para o desenvolvimento do turismo cultural e transfronteiriço. Uma dinâmica que, devidamente trabalhada, acreditamos, poderá impulsionar não só a economia local, mas também o entendimento mútuo entre instituições, públicas e privadas, dos dois países.

Jornalista: Lara Torrado

Fotos: Festival D’Onor

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMIRANDELENSE JOSÉ BICA RUMA A GUIMARÃES
Próximo artigoFESTIVAL ITINERANTE LEVA A CULTURA ATÉ AO PLANALTO DE JALES