Uma empresa de turismo de natureza, com sede em Mirandela, foi a responsável pela implementação de uma rota inovadora – acessível, inclusivo e sensorial – na cidade de Chaves, que é a primeira com estas características a ser homologada em Portugal pela federação de campismo e montanhismo.

Trata-se da rota “Margem dos Sentidos”, inaugurada há cerca de um mês, que integra elementos de interpretação do espaço natural e ambiental, existentes na envolvente do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, na cidade flaviense.

“Esta pequena rota tem um conjunto de informação em código braille, segue um traçado praticamente plano, sem obstáculos, marcado com pavimento tátil direcional e pontuado por aparelhos de proximidade que transmitem informações áudio diretamente a telemóveis que tenham instalada a aplicação móvel Feel® Chaves”, explica Domingos Pires da Naturthoughts.

Esta aplicação fornece ainda informação sobre os principais pontos de interesse da rota e para além disso, “apela à experimentação de uma dimensão sensorial na vivência destes espaços, e colocando-os em estreito diálogo com as obras de arte moderna e contemporânea que se encontram patentes, de forma permanente ou temporária, no museu”, acrescenta.

Domingos Pires revela ainda que este percurso inovador foi alvo de um processo muito rigoroso em parceria com associações ligadas à acessibilidade e à deficiência. “Antes da inauguração, fizemos um teste com um conjunto de pessoas invisuais que fizeram a rota e deram-nos algum feed-back sobre ela e levaram a que fizéssemos algumas melhorias”, adianta.

A rota “Margem dos Sentidos” está disponível na cidade de Chaves e passa a ser uma das jóias da coroa da Naturthougts, a empresa de turismo de natureza de Mirandela que tem surpreendido os próprios promotores pelo seu rápido crescimento.

“Inicialmente a nossa ambição era bem mais curta e local, mas têm surgido uma série de projetos desafiantes que nos fizeram crescer, evoluir, obrigando-nos a ir à procura de mais competências em termos de recursos humanos para a empresa, que nos permitiram alragar todo o tipo de trabalho que desenvolvemos”, diz Domingos Pires.

Em termos de consultoria turismo de natureza, a empresa está bem implementada nos distritos de Bragança e Vila Real. Já no departamento de touring – onde também é operadora turística – a Naturthoughts já tem programas a serem vendidos no Norte de Portugal, na Grande Lisboa e no Algarve.

Esta empresa de turismo de natureza, de Mirandela, é também parceira do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e já foi distinguida, em 2018, pelo Natural.pt Awards, devido às boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas.

O Touring no PNRVT é apresentado pela empresa como um desafio à descoberta de um território excecional, que consiste, essencialmente, na realização de caminhadas em percursos pedestres homologados, conjugadas com degustação de produtos regionais e experiências autênticas relacionadas com a especificidade de cada lugar.

 

Jornalista: Fernando Pires

Slider