Entre os dias 20 e 25 de março, Mirandela vai ser palco do projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Esta iniciativa inclui a apresentação de peças teatrais, nomeadamente a peça de teatro “Nau Nau Maria”.

Da autoria de Alice Azevedo, “Nau, Nau Maria” integra a programação da iniciativa Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II com o projeto Próxima Cena, e parte da adaptação da História Trágico-Marítima propondo uma viagem atribulada por esta que foi a mais magma desventura portuguesa.

A peça estreia em Mirandela dia 25 de março e, apesar de ser uma peça sem limites de idade, tem especial atenção ao público estudantil, uma vez que, para a construção da peça Alice Azevedo procurou relatos de viagens do tempo dos Descobrimentos, tema que faz parte do plano curricular português.

Nau, Nau Maria é uma peça didática e pedagógica, mas com um “q” de sátira e crítica social, que tanto se podia passar no séc. XV como no séc. XXI.

Nau Nau Maria iniciou a sua digressão no norte do país, tendo sido Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães os palcos pioneiros deste espetáculo. Depois de Mirandela, o espetáculo irá fixar-se no Fundão.

A Odisseia Nacional é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II que, durante 2023, vai desenvolver “centenas de propostas artísticas em mais de 90 concelhos de Portugal continental e ilhas, democratizando a oferta teatral, fomentando a criação artística local, e relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas”, segundo se lê na nota de imprensa enviada ao Canal N.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Teatro Nacional D. Maria II

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n