O agravamento do estado do tempo deverá marcar os próximos dias no Concelho de Boticas, que tem sido muito fustigado nos últimos dias, estando ativos vários avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e acompanhados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Para sexta-feira, 6 de fevereiro, foi decretado aviso laranja devido à queda de neve, entre as 12h00 e as 22h00. A previsão aponta para neve acima dos 800 metros de altitude, podendo a acumulação atingir os 20 centímetros nas zonas superiores a 1200 metros.
As autoridades alertam para perturbações moderadas, nomeadamente formação de gelo e dificuldades na circulação rodoviária.
Antes disso, o distrito estará sob aviso amarelo de precipitação entre as 03h00 e as 18h00 de quinta-feira, 5 de fevereiro, período em que são esperados episódios de chuva por vezes forte, evoluindo para aguaceiros intensos nas áreas montanhosas.
O quadro meteorológico será ainda acompanhado por vento forte, igualmente entre as 03h00 e as 15h00 de quinta-feira, com rajadas que poderão atingir os 90 km/h, chegando aos 100 km/h nas serras.
Perante este cenário, o Município apela à população para a adoção de comportamentos preventivos e responsáveis, recomendando especial atenção na circulação rodoviária e nas atividades ao ar livre. Em situação de emergência, deve ser contactado o 112.
A Proteção Civil Municipal garante que continuará a acompanhar a evolução das condições meteorológicas, divulgando informação atualizada sempre que necessário.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto: Tiago Gonçalves



















