Projeto europeu procura identificar estratégias regionais para enfrentar o envelhecimento e a perda de população ativa

A Região Norte acolhe, até à próxima quinta-feira, 13 de novembro, uma missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no âmbito do projeto europeu “Helping Regions Adapt to Demographic Change”, desenvolvido em parceria com a Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG REGIO), no quadro do Talent Booster Mechanism.
O objetivo da visita passa por analisar os impactos da transição demográfica e identificar respostas territoriais integradas em domínios-chave como o ordenamento do território, a governação multinível, o financiamento subnacional, os serviços públicos, a saúde, a educação, a formação profissional e os cuidados infantis.
Na sessão de boas-vindas, realizada esta segunda-feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), António Cunha, sublinhou a importância estratégica da missão:
“A adaptação às mudanças demográficas exige uma abordagem territorial integrada e colaborativa. A presença da OCDE na Região Norte é um reconhecimento da nossa capacidade de mobilizar esforços para enfrentar os desafios do envelhecimento e da perda de população ativa, promovendo a atratividade e a coesão dos nossos territórios”, afirmou o responsável.
Durante quatro dias, a delegação da OCDE vai reunir-se com cerca de cinquenta instituições e especialistas das áreas em análise, com o propósito de debater estratégias regionais e garantir que as recomendações de política pública formuladas pela organização refletem as especificidades e prioridades do Norte.
A Região Norte é uma das dez regiões europeias selecionadas pela Comissão Europeia para beneficiar de apoio técnico especializado da OCDE, com o objetivo de conceber políticas territoriais inovadoras que promovam a coesão, a atração e retenção de talento, bem como o reforço da resiliência económica e social perante o envelhecimento populacional e a redução da população ativa.
Com esta iniciativa, o Norte assume-se como laboratório europeu de políticas de adaptação demográfica, procurando transformar um desafio estrutural em oportunidade de desenvolvimento sustentável e coeso.

A Redação,
Fotos: DR

banner canal n
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorFREIXO DE ESPADA À CINTA E AYUNTAMENTO VILVESTRE REUNIDOS SOBRE A SOCIEDADE CONGIDA-LA BARCA
Próximo artigoSABROSA LANÇA PROJETO DE RECOLHA E TRATAMENTO DE BIORRESÍDUOS