A partir do próximo ano será possível identificar o local exato das chamadas efetuadas para o 112. O concurso público para a modernização dos centros operacionais deve ser publicado hoje em Diário da República.

A informação foi avançada, esta manhã, pelo Jornal de Notícias (JN), que refere que o novo 112 saberá a georreferenciação exata de quem telefona para o número de emergência a partir de um telemóvel com ligação à internet.

A aposta nesta modernização deve-se ao facto de existirem casos de emergência onde as pessoas não têm capacidade para identificar o local onde se encontram, devido a uma possível confusão mental ou estado de choque.

Ainda de acordo com o JN, este novo 112 e a manutenção do sistema até 2027 vão custar 11,5 milhões de euros e quase metade do valor está assegurado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O restante é financiado pelos próximos cinco anos Orçamentos do Estado, até 31 de dezembro 2027.

Atualmente, quando alguém liga para o 112 a partir de um telemóvel, o sistema em vigor – Cell ID – nas centrais apenas transmite a localização da antena mais próxima, que pode estar a quilómetros de distância do local da emergência.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: André Kosters/Lusa

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n