Sob o lema “mil razões para lutar! Os direitos das mulheres não podem esperar”, o Núcleo de Bragança do Movimento Democrático de Mulheres organizou um conjunto de ações de reivindicação que terminam a 8 de março, data em que se assinala o Dia da Mulher.

Entre o leque de reivindicações solicitadas, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) de Bragança pede a instalação urgente de uma estrutura local de apoio à vítima, com uma equipa multidisciplinar, em Macedo de Cavaleiros.

O MDM refere, no comunicado enviado ao Canal N, que Macedo de Cavaleiros, quando comparado aos restantes concelhos, apresenta um “elevado número de casos de violência doméstica” e por esse mesmo motivo torna-se “urgente um papel mais interventivo por parte do município” para encontrar uma solução.

O Movimento Democrático de Mulheres reuniu, também, com algumas mulheres da comunidade brasileira residentes em Bragança. No encontro foram “elencadas um conjunto de discriminações e preconceitos enraizados que incidem sobre estas mulheres que são estudantes, trabalhadoras e que são mães”.

Em paralelo com estas reuniões decorreram também ações de contacto com várias trabalhadoras da Faurecia (Bragança) e da Varandas de Sousa (Vila Flor), “trabalhadoras cujos salários baixos persistem” e que recebem um “tratamento diferenciado por parte das chefias pelo facto de serem mulheres”.

Todos estes fatores foram levados para a Manifestação Nacional de Mulheres, que decorreu dia 4 de março, no Porto. A este protesto juntaram-se várias mulheres do nordeste transmontano, oriundas de diferentes concelhos, que levaram com elas “as suas justas reivindicações, pelo fim das violências na vida, em casa e no trabalho, pela igualdade na vida”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Movimento Democrático de Mulheres

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorVÍDEO: TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO PROMOVERAM TERRITÓRIO NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
Próximo artigoPRISÃO PREVENTIVA PARA HOMEM QUE AGREDIU VIOLENTAMENTE EX-COMPANHEIRA EM MIRANDELA