No dia 15 de junho, o concelho de Carrazeda de Ansiães deu mais um passo na preservação e valorização da sua herança cultural com a abertura oficial do Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador, localizado em Seixo de Ansiães.

Este novo centro interpretativo propõe-se a dar a conhecer dois ofícios ancestrais que desempenharam um papel fundamental na economia rural e no quotidiano das comunidades locais. Através da exposição de ferramentas, técnicas e da contextualização histórica das profissões de ferreiro e ferrador, os visitantes são convidados a mergulhar no universo da metalurgia tradicional e na arte de trabalhar o ferro.

O espaço integra-se na rede do Museu da Memória Rural, funcionando em articulação com outros núcleos temáticos já existentes, como o do Azeite, da Telha e o Moinho de Vento. Este projeto reflete o empenho da autarquia na dinamização do património imaterial e na promoção das tradições locais.

Aberto ao público, o núcleo convida todos os interessados a descobrir a mestria manual que ajudou a moldar a história e a identidade do território.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: CM Carrazeda de Ansiães

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n