O documentário O Diabo do Entrudo, realizado por Diogo Varela Silva, foi recentemente galardoado com o Gold Award na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem nos Florence Film Awards, em Itália. A distinção vem reforçar a crescente trajetória internacional da obra, centrada numa das mais emblemáticas tradições carnavalescas de Portugal.

A produção mergulha no Entrudo de Lazarim, em Lamego, revelando ao público as raízes e a força simbólica desta manifestação popular. As máscaras de madeira esculpidas à mão e os caretos, figuras enigmáticas e provocadoras, são o fio condutor de um retrato que valoriza o património imaterial português com uma abordagem cinematográfica envolvente e sensível.

Desde a sua estreia em outubro de 2024 no festival DocLisboa, o documentário tem somado distinções em diversos festivais internacionais. Entre elas, uma Menção Honrosa no Rhodope International Documentary Film Festival (Bulgária), prémios de Melhor Documentário em certames de Roma e Milão, o Silver Award nos New York Movie Awards e ainda o Prémio do Público no Festival Internacional de Cinema de Santarém.

Com este percurso, O Diabo do Entrudo afirma-se como uma das obras documentais portuguesas com maior reconhecimento além-fronteiras, confirmando o potencial do cinema documental como ferramenta de promoção e preservação das tradições culturais. Através da lente de Diogo Varela Silva, o filme tem emocionado audiências e conquistado a crítica nos mais variados pontos do globo.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: CM Lamego

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorUCC DE S. JOÃO DA PESQUEIRA ASSINALA DIA DA GRÁVIDA COM EVENTO DEDICADO À SAÚDE MATERNA
Próximo artigoCENTRO CULTURAL DE FOZ CÔA SUSPENDE ATIVIDADES ATÉ 21 DE SETEMBRO