O documentário O Diabo do Entrudo, realizado por Diogo Varela Silva, foi recentemente galardoado com o Gold Award na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem nos Florence Film Awards, em Itália. A distinção vem reforçar a crescente trajetória internacional da obra, centrada numa das mais emblemáticas tradições carnavalescas de Portugal.
A produção mergulha no Entrudo de Lazarim, em Lamego, revelando ao público as raízes e a força simbólica desta manifestação popular. As máscaras de madeira esculpidas à mão e os caretos, figuras enigmáticas e provocadoras, são o fio condutor de um retrato que valoriza o património imaterial português com uma abordagem cinematográfica envolvente e sensível.
Desde a sua estreia em outubro de 2024 no festival DocLisboa, o documentário tem somado distinções em diversos festivais internacionais. Entre elas, uma Menção Honrosa no Rhodope International Documentary Film Festival (Bulgária), prémios de Melhor Documentário em certames de Roma e Milão, o Silver Award nos New York Movie Awards e ainda o Prémio do Público no Festival Internacional de Cinema de Santarém.
Com este percurso, O Diabo do Entrudo afirma-se como uma das obras documentais portuguesas com maior reconhecimento além-fronteiras, confirmando o potencial do cinema documental como ferramenta de promoção e preservação das tradições culturais. Através da lente de Diogo Varela Silva, o filme tem emocionado audiências e conquistado a crítica nos mais variados pontos do globo.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Lamego
