O Grupo de Teatro Fórum Boticas voltou a conquistar o público no passado sábado, 9 de maio, ao subir ao palco da sede da Junta de Freguesia de Boticas e Granja com a peça “O Lobisomem”, de Camilo Castelo Branco, numa encenação de Hermínio Chaves Fernandes.

Integrado na programação da VIII Mostra de Teatro de Boticas – Cenas de Maio 2026, o espetáculo decorreu perante uma sala cheia, confirmando o entusiasmo da comunidade local por esta iniciativa cultural que, ao longo do mês de maio, leva o teatro amador ao coração da vila.
Inspirada na obra de Camilo Castelo Branco, a comédia transportou os espectadores até à vila de Ribeira de Pena, cenário onde o escritor passou parte da juventude e que serviu de pano de fundo a uma narrativa marcada pelo humor, superstição e retrato fiel das tradições rurais transmontanas.
A história acompanha o alvoroço vivido numa aldeia assombrada pela alegada presença de um lobisomem. O medo instala-se quando a mulher e a filha de João da Eira afirmam ter visto a misteriosa criatura numa encruzilhada, desencadeando rumores, suspeitas e momentos caricatos entre os habitantes da povoação.
Com uma forte ligação à cultura e ao modo de viver das gentes do Alto Tâmega no século XIX, “O Lobisomem” destacou-se pelo humor popular, pelas expressões típicas da região e pela recriação do ambiente rural característico da obra camiliana.
A sessão contou ainda com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Boticas, Paulo Miguel Pereira, numa demonstração de apoio ao movimento cultural e associativo do concelho.

“O VISION AZUL” SOBE AO PALCO NO PRÓXIMO SÁBADO

A programação da VIII Mostra de Teatro de Boticas prossegue já no próximo sábado, 16 de maio, com a atuação do grupo Teatraço – Teatro Amador de Tabuaço, que apresentará a peça “O Vision Azul”.
A comédia promete uma noite repleta de humor e confusões, levando o público até à loja de peles Carvalho Murcho, onde um luxuoso casaco de vison azul desencadeia encontros inesperados, suspeitas e situações caricatas.
Organizada pela Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural, a iniciativa tem como principal objetivo promover o intercâmbio cultural e artístico, aproximando a comunidade local do universo das artes performativas.
Os espetáculos realizam-se todos os sábados do mês de maio, pelas 21h30, no edifício da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, com entrada livre.
A VIII Mostra de Teatro de Boticas reúne grupos de teatro amador de vários pontos de Trás-os-Montes e Alto Douro, oferecendo ao público uma programação diversificada, entre a comédia e o drama, e reforçando simultaneamente o convívio social e a valorização da cultura regional.

A Redação
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorESCOLA DE SENDIM PROMOVE ENCONTRO INTERGERACIONAL ENTRE AVÓS E NETOS
Próximo artigoIX “PISÕES CARP CLASSIC” REÚNE 30 EQUIPAS EM MARATONA INTERNACIONAL DE PESCA DESPORTIVA