O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje aos portugueses para participarem nas eleições presidenciais, destacando a importância do voto especialmente em tempos de crise. “Estamos a viver um momento difícil numa parte do país, a calamidade, e nessas ocasiões os portugueses, mais do que ainda noutras, não falham e percebem que o voto é mais importante”, afirmou Marcelo, após votar na freguesia de Molares, em Celorico de Basto, distrito de Braga.
O chefe de Estado sublinhou que o seu sucessor terá uma “tarefa difícil, mais difícil do que aquela que eu tive ao longo destes mandatos”, e que a participação elevada fortalece o novo Presidente. Marcelo reforçou ainda que “a democracia é isso mesmo, é a renovação das pessoas”, destacando a importância da alternância para o funcionamento das instituições.
Questionado sobre a realização das eleições em contexto de mau tempo e calamidade, Marcelo mostrou-se otimista: “Acho que os portugueses estão, como se esperava, como aconteceu já no tempo da pandemia, estão a demonstrar que é nos momentos mais difíceis que estão presentes e cumprem a sua missão.” Também recomendou que quem puder vote mais cedo, antes da chuva prevista no final da tarde.
As assembleias de voto abriram às 08:00 e encerram às 19:00 em Portugal continental e na Madeira, sendo ajustadas nos Açores devido à diferença horária. Alguns municípios tiveram o ato eleitoral adiado devido às recentes intempéries, que causaram 14 mortos, centenas de feridos e milhares de desalojados.
Mais de 11 milhões de eleitores escolhem hoje entre António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados na primeira volta, com 31,1% e 23,52% dos votos, respetivamente.
Jornalista: Vitória Botelho com LUSA
Foto: DR



















