O espetáculo teatral vai ser da obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, no Auditório do Centro Cultural de Chaves ás 21h30.
É uma produção teatral da Associação Artística ETCetera e promete duas horas de mergulho profundo na fusão entre os universos de José Saramago e Fernando Pessoa.
A peça vai transportar o público para uma Lisboa do passado, com um elenco de cinco atores em cena, que vão espelhar o ambiente social, económico e moral da época antecedente ao regime salazarista.
“O Ano da Morte de Ricardo Reis” é um romance escrito por José Saramago em 1984, cujo protagonista é o heterónimo Ricardo Reis de Fernando Pessoa.
Nesta obra Saramago dá continuidade à biografia de Ricardos Reis após a morte do seu criador, Fernando Pessoa.
No romance, Ricardo Reis, um médico, regressa do Brasil e observa a cidade e o país que encontra com um olhar crítico. A pobreza, a caridade institucionalizada, o sofrimento escondido e a fé inabalável nos milagres e no poder são algumas das temáticas da obra.
A entrada é gratuita, mas é sujeita ao levantamento prévio dos bilhetes, que se encontram disponíveis na Biblioteca Municipal de Chaves e nos Postos de Turismo da cidade.
Jornalista: Mafalda Morais
Fotografia: ETCetera Associação Artística