As obras do matadouro que irá substituir o atual instalado em Miranda do Douro arrancam no início do próximo ano na vila de Sendim. A empreitada está orçada em mais de 4 milhões de euros.

A construção de um matadouro intermunicipal do Planalto é, há muito, um projeto debatido, mas o presente executivo municipal diz que “pretende levar a cabo esta obra, uma vez que a atual unidade de abate instalada em Miranda do Douro já não tem capacidade de resposta para as exigências da região”, acrescentando que é “um foco de poluição das águas do rio Fresno”. 

O rio Fresno é o afluente do Douro que atravessa a cidade mirandesa, “por tal urge a necessidade de avançar rapidamente com esta obra”, refere fonte da autarquia.

Para a construção da empreitada vai-se adquirir vão ser adquiridos dois terrenos rústicos em Sendim, com a área total de cerca de 21.000 metros quadrados. Foi, ainda, deliberada a aprovação dos projetos de licenciamento, arquitetura e execução de equipamento em causa, que vai nascer em Sendim. A obra orçada em mais de 4 milhões de euros vai ser lançada a concurso no início do próximo ano.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider