Macedo de Cavaleiros recebeu este domingo mais uma iniciativa dedicada ao desenvolvimento sustentável do turismo cultural. As Oficinas Culturais em Salselas e Valdrez juntaram comunidade, investigadores e autarcas num encontro que faz parte do projeto europeu TExTOUR, do qual o Município é parceiro.
A ação foi realizada em parceria com o ColabMore – Montanhas de Investigação e insere-se num programa inovador que visa conceber estratégias e políticas pioneiras de turismo cultural, sobretudo em áreas desfavorecidas da Europa.
O TExTOUR é financiado pela União Europeia e centra-se em oito regiões piloto, entre as quais Macedo de Cavaleiros. Nestes territórios, são criados Laboratórios de Turismo Cultural, que reúnem um vasto leque de intervenientes: decisores políticos, comunidades locais, setor privado do turismo, associações civis, universidades, centros de investigação e até organizações intergovernamentais.
Segundo a autarquia, a participação de Macedo de Cavaleiros é estratégica, uma vez que o concelho “acompanha ativamente todas as ações e impactos gerados”, reforçando o seu empenho em promover práticas sustentáveis que potenciem os recursos culturais e patrimoniais da região.
Com iniciativas como as oficinas realizadas este domingo, o Município pretende consolidar o seu papel como território de referência no desenvolvimento de novas formas de turismo cultural, capazes de criar valor económico e social sem perder de vista a identidade e a autenticidade locais.
A Redação,
Fotos: CM Macedo de Cavaleiros
