Está em contagem decrescente a fase de votação das propostas do Orçamento Participativo (OP) de Chaves, que arranca no próximo dia 1 de fevereiro. As cinco iniciativas que seguem agora para apreciação pública foram apresentadas na passada sexta-feira, durante uma Assembleia Participativa, onde as proponentes deram a conhecer os objetivos e o enquadramento de cada projeto.

As propostas encontram-se distribuídas pelas duas componentes do OP Chaves. Na Componente n.º 1 – Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos, foi apresentada a proposta “Parque Infantil Inclusivo para Todas as Crianças”, da autoria de Susana Alexandra do Carmo Xavier, que visa promover a inclusão e a igualdade de acesso aos espaços de lazer.

Já a Componente n.º 2 – Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo integra quatro propostas que avançam para votação: “Livro de Rezas de Benzedeiras do concelho de Chaves – Palavras que Curam”, de Ana Sofia Correia Videira; “Respira Chaves”, apresentada por Aurora Oliveira; “À Jeira – Festival de Arte de Chaves”, de Celina Bermudez Vogensen; “Aldeia Natal – São Julião de Montenegro”, da autoria de Diana Sofia Lopes de Jesus.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, deixou uma palavra de reconhecimento a todos os participantes, salientando o empenho demonstrado na apresentação e defesa dos projetos. O autarca destacou a relevância do Orçamento Participativo enquanto instrumento de democracia participativa, que permite aos cidadãos contribuir diretamente para a definição de prioridades e para a concretização de iniciativas promovidas pelo Município.

Nuno Vaz esclareceu ainda algumas questões levantadas pelos participantes, nomeadamente relacionadas com a exclusão de propostas e com os prazos de execução, sublinhando a complexidade dos procedimentos administrativos, sobretudo nos projetos de cariz infraestrutural, que dependem de pareceres externos e podem implicar ajustamentos orçamentais.

O período de votação decorre ao longo de todo o mês de fevereiro. Os cidadãos podem participar através de SMS gratuita para o número 4902, após registo; online, na Plataforma do OP Chaves; ou presencialmente, no Arquivo Histórico Municipal, com recurso a tablet e acesso à plataforma digital.

A Redação,
Foto: DR

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “AQUAE FLAVIAE – SILÊNCIOS A PRETO E BRANCO” INAUGURA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JÚLIO MARTINS
Próximo artigoPEDRO SARMENTO COSTA: O TRANSMONTANO QUE DEU ROSTO AO FOGO E MEMÓRIA AO PAÍS