Estamos já na segunda semana de setembro, com o verão quase a terminar e o tempo das generalidade das festas e celebração dos Santos Padroeiros e Populares, consequentemente, a expirar!…
É certo que há ainda algumas festividades para realizar e outras que estão a acontecer.
Sem menosprezar nenhuma outra atividade festiva, não posso deixar de referir, as celebrações do Divino Senhor da Agonia dos Chãos – Vale de Nogueira, cujas ações religiosas e lúdicas, decorreram, de cinco a catorze do corrente mês de Setembro.

Isto porque, para além de ser ponto de passagem habitual, para as deslocações à minha aldeia, Frieira, o que faço com bastante frequência, ligam-me, ao lugar dos Chãos e ao Divino Senhor da Agonia, memórias que remontam à minha meninice. Primeiro pela identidade construída com a religiosidade, desde o tempo em que os representantes da respetiva Confraria se deslocavam de aldeia em aldeia, recolhendo os donativos, passando habitualmente pela casa dos meus pais e pela “ida à festa”. Depois, porque havia, na região, ligação à Feira dos Chãos, fazendo, até, as deslocações a pé, para comprar ou vender produtos diversos ou animais domésticos.
E, neste contexto, não me esquecerei da merenda que, em família, era preparada e comida na Festa dos Chãos. Não admira, por isso, que tenha ficado a familiaridade com o lugar e o santuário. E o que acontece comigo, acontece, certamente, com milhares de pessoas do Nordeste Transmontano e do norte do país.

Assim, como é habitual, a programação, para este ano, foi vasta e diversificada, tendo como referência principal, a celebração da Eucaristia Solene, cerimónia a que presidiu o Bispo da Diocese, D. José Cordeiro, englobando, também, o Encerramento da Visita à Unidade do Divino Senhor da Agonia.
Tendo em conta o programa, devo dizer que, uma vez mais, motivos para ir à Festa do Divino Senhor da Agonia dos Chãos, não faltaram. A vários níveis, sobretudo, agora, que a acessibilidade rodoviária melhorou consideravelmente.
É que, para além do grande espaço livre que envolve o complexo, o santuário, está posicionado num contexto que, geograficamente, consegue congregar gentes das mais variadas origens e lugares. Ali torna-se possível, de forma fluente e emergente, partilhar o mesmo ambiente, num contexto social heterogéneo, é certo, mas convergente na fé, o que se revela como um reflexo positivo da intimidade espiritual e comunhão na Fé.

E essa manifestação, pode ser, também, considerada um sinal de esperança e confiança no trabalho dos leigos, sobretudo da Comissão de Festas, à qual, com dedicação e empenho, preside o professor, Marcolino Gonçalves, reunindo esforços para dar continuidade à construção de infraestruturas, cada vez mais confortáveis e acolhedoras, promovendo um mundo mais justo e fraterno.
Trata-se, com efeito, de um lugar de encontro, onde as pessoas podem refletir e interagir de uma forma criativa e dinâmica, com entusiasmo e vivacidade, potenciando os laços de religiosidade e amizade, que confortam, unem e fortalecem.
È, com efeito, importante que, quem passa, ou ali se desloca, aproveite, o momento e o tempo, no envolvimento saudável e, no final, faça uma reflexão e uma avaliação da comunicação realizada, quer ao nível da espiritualidade, quer ao nível da afetividade, de modo a compreender se valeu a pena e se a sua presença e partilha vão contribuir, ainda que minimamente, para melhorar a vida quotidiana de cada um no seu ambiente diário.

Que o Divino Senhor da Agonia dos Chãos, desperte e potencie a racionalidade, onde se pretende que a fé seja sempre inseparável da afetividade e da inteligência, integrada no âmbito de uma vivência e cultura popular, profundas, fazendo confluir a energia positiva, mantendo-se o respeito pela integridade e os ritmos de cada um dos forasteiros.

Artigo escrito por Nuno Pires

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Artigo anteriorVILA-REALENSE NÚRIA MADEIRA CONVOCADA PARA O CAMPEONATO DA EUROPA DE TÉNIS DE MESA SUB-13
Próximo artigoLUÍS NUNES CONQUISTA O HEPTACAMPEONATO NA RAMPA DE BOTICAS 2025