Artigo de opinião escrito por Katy Rodrigues – Consultora em Marketing, Turismo e Sistemas de Informação

O silêncio é um lugar interessantíssimo que permite, até aos seres mais laicos, alienarem-se da mundanidade e das suas futilidades. O silêncio não é um lugar construído, é um estado natural que só alguns destinos incorporam.

Aos interessados pela temática, sugiro que ponham de lado alguns clichés como o “comer, orar e amar”. Porque o silêncio, meus caros, é o mais complexo dos destinos turísticos, onde as ideias ganham clareza e a ausência de ruído abafa pensamentos e vozes redutoras, que erroneamente nos condicionam. É uma dura jornada de auto confrontação combinada com o privilégio da essência do lugar, mas igualmente um duro exercício, que requer tempo e é exequível em realidades ímpares.

Falar sobre silêncio quase parece um contrassenso. Entre metáforas e metonímias, acredito que esta partilha poderá ser útil a quem ambicione abraçar o seu valor. Desapegar-se do mundano é permitir que reflexões se descarreguem como tempestades e o confronto de emoções alinhe pensamentos. E, neste contexto, Trás-os-Montes é uma excelente proposta (para não dizer a melhor!). 

A natureza e as paisagens são sem dúvida atributos centrais, que suscitam o interesse turístico do Reino Maravilhoso, positivamente conotado pela tranquilidade que a atmosfera transmite. Também a ancestralidade e a autenticidade são fatores que expressam a singularidade deste destino, o que, por conseguinte, incorpora a simbologia do silêncio.


Partilho a opinião (já há algum tempo), que o “Life detox” deve ser materializado na génese da oferta turística Transmontana e que as particularidades de um território de baixa densidade induz ao silêncio. O sucesso da nossa região, passa impreterivelmente por abraçar o paradigma da interioridade e estruturar uma oferta turística centrada no aumento da estada média dos turistas, sustentada num produto genuíno. Não obstante, é absolutamente necessário fazer algum barulho para o conseguir aplicar. É preciso perceber o valor do silêncio.

Slider