A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, reforçando a estabilidade financeira e a continuidade dos serviços sociais prestados pela instituição.

O documento foi elaborado com enfoque na prudência e na antecipação de riscos, prevendo um saldo operacional positivo de 13.572 euros, resultado alcançado sem considerar vendas de património ou receitas extraordinárias, algo que não acontecia desde 2012. O equilíbrio das contas será acompanhado por um conjunto significativo de investimentos, sobretudo na modernização de infraestruturas e valorização do património.

Entre as principais obras previstas estão a requalificação da cozinha (cerca de 100 mil euros), a reabilitação da capela do Lar de Arneirós (aproximadamente 50 mil euros) e a compra de uma viatura elétrica para o Serviço de Apoio Domiciliário (59 mil euros). Estão igualmente planeadas intervenções na Quinta de Lobrigos e melhorias nas instalações do SAD na Quinta do Poço.

O provedor António Carreira sublinhou que o equilíbrio financeiro surge num momento de reforço da missão social da instituição. Recordou os novos acordos estabelecidos com o Instituto da Segurança Social, que aumentam para cem o número de utentes que o SAD pode acompanhar, 85 deles comparticipados. A Misericórdia passou também a disponibilizar um Centro de Dia dirigido à população sénior.

Segundo o provedor, “o Plano de Atividades e Orçamento reflete a nossa visão de futuro” e permitirá que a instituição continue a atuar com “sustentabilidade, ética e dedicação aos mais necessitados”. Acrescentou ainda que 2026 será marcado pela “valorização do nosso património e modernização das nossas infraestruturas”.

António Carreira deixou também um agradecimento aos colaboradores, destacando a sua “resiliência” e “empenho”, elementos essenciais para garantir a execução do plano aprovado.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMÁSCARAS PINTADAS INAUGURA MOSTRA CULTURAL NA CASA DA CULTURA MIRANDESA
Próximo artigoHOMEM DETIDO EM FREIXO DE ESPADA À CINTA POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA