A Câmara de Mirandela tem para este ano mais sete milhões de euros do que em 2021, resultado da transferência de novas competências para a autarquia e de programas para investimento em várias áreas.

As grandes opções do plano e orçamento do segundo maior município do distrito de Bragança foram aprovadas nos órgãos municipais com os votos da maioria socialista e estão focadas na aplicação de fundos comunitários e na execução de obras que transitam de 2021 devido a constrangimentos da pandemia e falta de empreiteiros, segundo a presidente, Júlia Rodrigues.

O orçamento subiu de 39,5 milhões de euros, em 2021, para 46,6 milhões de euros, em 2022, um aumento justificado com projetos da Estratégia Local de Habitação, do Plano de Recuperação e Resiliência ou do Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua.

Segundo a presidente da câmara, resulta também das novas competências que o município irá assumir na área da ação social, este ano, no âmbito do processo de descentralização entre a Administração Central e as Autarquias.

O maior partido da oposição na Assembleia Municipal, o PSD, optou pela abstenção, com críticas de “falta de ideias” à gestão socialista e de continuar, no segundo mandato, a executar obras pensadas pelo antigo executivo social-democrata.

O município de Mirandela continuará este ano, à semelhança do que aconteceu em 2021, a cobrar a taxa mínima de 0,3% de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Para este ano não haverá também alterações em relação aos 5% a que a autarquia tem direito do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) cobrado no concelho.

Lusa

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n