As assembleias municipais são o órgão central do poder democrático local, cabendo-lhe tomar as principais deliberações do município e fiscalizar a atividade da câmara municipal, órgão executivo perante ela responsável.

Tem anualmente, cinco sessões ordinárias: em fevereiro, abril, junho, setembro e novembro ou dezembro, mas também pode ter reuniões extraordinárias.

Em Mirandela, a AM é constituída por 61 membros, sendo que 31 são eleitos diretamente, e os restantes trinta são os presidentes de junta de freguesia eleitos.

Através de uma pesquisa às atas das 25 sessões da Assembleia Municipal (entre elas 5 extraordinárias), no período compreendido entre outubro de 2017 e junho de 2021, disponíveis no site do Município mirandelense é possível ter a noção da assiduidade (ou falta dela), dos membros daquele órgão autárquico.

Quando falta realizar apenas uma reunião da Assembleia, a realizar em setembro, antes das eleições autárquicas, já é possível dizer que o membro que mais faltas tem é claramente o presidente da junta de freguesia de Vale de Telhas (apesar de ter sempre dado a conhecer à Mesa da Assembleia que seria substituído por outro elemento do executivo).

Joaquim Clemente – um dos 30 membros que está naquele órgão por inerência do cargo de presidente de junta – não esteve presente em 19 das 25 reuniões da Assembleia, o que representa mais de 75% de faltas (justificadas).

Recorde-se que Joaquim Clemente foi eleito em 2017 nas listas do PS e este ano é mesmo um dos quatro presidentes de junta que já sabe que vai ganhar as eleições porque não tem adversários.

A seguir, nas listas dos mais faltosos – mas todos sempre substituídos – vem Sandra Cristina Gomes, eleita pelo PSD, que não marcou presença em 10 das 25 reuniões. Nas eleições deste ano, volta a ser candidata à Assembleia Municipal pelos laranjas no lugar número 9.

Com 9 faltas, estão duas deputadas municipais: Lídia Noura (PS) e Marlene Batista (PSD), que não repetem a candidatura àquele órgão nas eleições de 26 de setembro.

Depois está o ex-presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Pavão (PSD), que esteve ausente em 8 reuniões. Nestas eleições integra a lista, mas na qualidade de suplente.

Rita Messias, do PS, vem a seguir com 7 faltas e que repete a candidatura na lista socialista, agora como número 5.

Com 6 faltas, mais dois deputados municipais do PS: Rui Pacheco e Luís Mosqueiro. Ambos também voltam a integrar a lista à Assembleia: Rui Pacheco em número 4 e Luís Mosqueiro em número 12.

DEPUTADOS COM 5 FALTAS:

Fernanda Mesquita (PS), José Cabanas (presidente de junta de Abambres PSD. Agora vai como independente) e Jorge Pires (PSD).

Deputados com 4 faltas:

Cláudia Afonso (presidente de junta de Múrias PSD. Agora vai pelo PS), Mário Morais (presidente de junta de Mascarenhas PS), Vítor Correia (presidente da junta de Mirandela PS), José Trovisco (PS), Eduarda Neiva (PSD) e Nuno Magalhães (PSD).

DEPUTADOS COM 3 FALTAS:

Márcio Teixeira (presidente da junta de Passos PSD. Agora vai integrado numa lista independente), Rui Melo (presidente da junta de Vale de Gouvinhas Independente. Agora vai pelo PS), António Martins (presidente da junta de Cedães PSD), Carlos Clemente (PS) e António Figueiredo (PSD)

DEPUTADOS COM 2 FALTAS::

Débora Pereira (PS), André Geraldo (presidente da UF de Freixeda e Vila Verde PSD. Agora vai pelo PS)

DEPUTADOS COM 1 FALTA:

Nuno Nogueira (presidente da junta de Torre de Dona Chama PS), Duarte Ruivo (presidente da junta de Bouça PS), Carlos Ventura (PSD), Carlos Cadavez (presidente da junta de Vale de Salgueiro PSD), José Carlos Teixeira (presidente da junta de Frechas PS. Agora lidera lista independente), Luís Esteves (presidente da UF de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa Independente), Jorge Humberto Fernandes (CDU), Eurico Carrapatoso (presidente da junta de Alvites PSD. Agora vai pelo PS), Otília Lima (PSD), Patrícia Bernardo (PS) e José António Ferreira (PS).

OS QUE NUNCA FALTARAM:

Entre os 61 membros da Assembleia Municipal, há 26 que são totalistas (15 presidentes de junta e 11 eleitos diretamente):

Luís Guimarães, Luísa Torres Belchior, Agostinho Beça e Graciete Ramos (todos do PS)

Paulo Pinto, Rui Sá, Humberto Cordeiro, Pedro Beato e Rute Gonçalves (todos do PSD)

José Faustino da Cunha e Virgílio Tavares (do CDS)

Arménio Vaz (presidente UF Avidagos, Navalho e Pereira PSD)

Paulo Pontes (presidente UF Franco e Vila Boa PS)

Nélson Teixeira (presidente junta de Carvalhais PSD)

José Manuel Fernandes (presidente junta de Abreiro PSD)

Bernardino Pereira (presidente UF Avantos e Romeu PSD)

Cristina Passas (presidente freguesia São Salvador PSD)

Marco Gomes (representante da freguesia de Cobro PSD)

Carlos Pires (presidente da junta de São Pedro Velho PSD)

Luísa Deimãos (presidente freguesia de Suçães PSD)

Manuel Fraga (presidente freguesia de Vale de Asnes PSD. Agora vai pelo PS)

Carlos Cunha (presidente freguesia Caravelas PSD)

Manuel Figueira (presidente junta Fradizela PS)

António Alves (presidente junta Cabanelas PS)

Vanda Preciso (presidente junta Lamas de Orelhão PS)

Manuel Fontes (presidente junta Aguieiras Independente. Agora vai pelo PS)

Jornalista: Fernando Pires 

Slider