Tema marca a atualidade nacional. Governo decreta luto nacional.

Portugal está de luto. O acidente com o histórico Elevador da Glória, em Lisboa, marcou profundamente o país esta quarta-feira, depois de a estrutura ter descarrilado e colidido com um prédio, provocando 16 mortos e 23 feridos, cinco dos quais em estado grave, incluindo uma criança. Entre as vítimas há cidadãos estrangeiros.

A gravidade do sucedido levou o Presidente da República a decretar um dia de luto nacional, enquanto a Câmara Municipal de Lisboa decretou três dias de luto municipal. A tragédia tornou-se o tema incontornável da atualidade nacional, gerando comoção em todo o país e reações internacionais.

O acidente, que ocorreu durante a tarde, terá sido causado por uma falha técnica, com suspeitas de que um cabo se soltou e que os travões não funcionaram adequadamente. O elevador transportava mais de 40 pessoas, com lotação esgotada, no momento do acidente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente o acidente ocorrido esta tarde”, expressando o seu “pesar às famílias das vítimas mortais e dos feridos graves”, apelando ainda a que “a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”.

Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou pesar, assegurando que o Governo está “desde os primeiros momentos, a acompanhar a situação e a resposta das diversas autoridades”, e garantiu que será feita “toda a averiguação necessária ao apuramento das causas deste lamentável acidente”. O chefe do Executivo cancelou a agenda de quinta-feira, mantendo apenas a reunião do Conselho de Ministros, à qual convidou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a participar.

O acidente com o Elevador da Glória, um dos ícones da capital portuguesa e símbolo do seu património histórico, já correu o mundo, tendo motivado reações internacionais. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou “profunda tristeza” pelo sucedido.
Num momento de dor e consternação nacional, Portugal está de luto e os municípios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, para além de terem a bandeira a meia haste, manifesta o seu profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido com o Elevador da Glória, em Lisboa.

A Resposta,
Foto:DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO ” A VIDA É OUVIDO” ESTREIA EM MACEDO DE CAVALEIROS
Próximo artigoHOMEM DETIDO EM CHAVES POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES