O abaixo-assinado de pais dos alunos do 1.º ciclo da Luciana Cordeiro reivindica intervenções urgentes. A carta foi enviada ao Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal.

Mais de uma centena de pais e encarregados de educação dos alunos do 1º ciclo da Escola Luciano Cordeiro, em Mirandela, estão descontentes com diversas lacunas que apontam àquele estabelecimento desde que entrou em funcionamento, há três anos.

Num abaixo-assinado enviado ao agrupamento de escolas e ao Município, solicitam um conjunto de intervenções urgentes, “que permitam aos alunos, docentes e auxiliares educativos exercerem a sua atividade em condições de segurança e conforto”, adiantam.

Entre as reivindicações dos pais, estão a colocação de um coberto no exterior do Bloco, “criando um pátio escolar que permita um ambiente essencial para o desenvolvimento das crianças, ao permitir a interação, o contacto com a natureza, além de poder complementar e renovar as atividades pedagógicas”.

No abaixo-assinado, é também pedida “a colocação de um pequeno coberto na entrada de forma a proteger as crianças da chuva e do sol enquanto esperam pelo transporte”, bem como “a criação de uma sala de convívio para quebrar lacunas durante os intervalos no tempo frio de Inverno o que se tem demonstrado um factor de desconforto para as crianças pois ficam aglomeradas nos corredores”.

Finalmente, os pais dos alunos do 1º ciclo da Escola Luciano Cordeiro defendem “a colocação de bancos no exterior criando um espaço onde as crianças possam lanchar, eliminando a necessidade de se sentarem no chão para comer, necessidade que se apresenta mesmo quando as temperaturas estão muito baixas”.

Estes pais e encarregados de educação entendem que estas intervenções solicitadas são essenciais não só para os alunos que atualmente frequentam aquele estabelecimento de ensino, mas também para os que por lá vão passar nos próximos anos, dado que “as condições físicas têm reflexo direto na qualidade das aprendizagens e no desenvolvimento de uma relação formativa com os espaços”.

No abaixo-assinado, fazem questão de sublinhar que a equidade entre as crianças do 1º Ciclo da Escola Luciano Cordeiro “apenas será alcançada com a resolução destes problemas e com esforço conjunto entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Mirandela”.

Ainda não foi possível obter reações a este abaixo-assinado, por parte do executivo do município ou do agrupamento de escolas.

Jornalista: Fernando Pires

Slider