Escola Dr. Júlio Martins evacuada após lançamento de gás pimenta
Um episódio de grande tensão marcou a tarde desta terça-feira na escola-sede do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves. O estabelecimento de ensino foi evacuado na sequência do lançamento de gás pimenta dentro das instalações, alegadamente por um aluno do 10.º ano, próximo da hora do almoço.
O alerta foi inicialmente dado através de uma comunicação interna enviada aos encarregados de educação, que, por motivos de saúde pública, foram solicitados a recolher os seus educandos com a maior brevidade possível. A falta de informação concreta sobre a causa da evacuação gerou momentos de preocupação e pânico entre pais e alunos.
Mais tarde, uma nova comunicação da direção do agrupamento esclareceu o sucedido: “Foi lançado gás pimenta na escola Júlio Martins, o que está a causar problemas respiratórios nos alunos e até que a situação seja normalizada os alunos não podem estar no interior da escola”, informou o diretor Gil Adriano Barros Alvar.
Segundo apurou o Canal N, o autor do incidente foi identificado pela PSP de Chaves, que esteve de imediato no local para controlar a situação e garantir a segurança da comunidade escolar. Vários alunos e docentes apresentaram sintomas de irritação respiratória e ocular, tendo alguns necessitado de assistência médica no local e outros sido transportados ao Hospital de Chaves, por precaução.
As autoridades de saúde acompanharam a ocorrência e procederam à ventilação dos espaços afetados. A direção do agrupamento informou que as aulas serão retomadas amanhã, em horário normal, uma vez que o edifício já se encontra seguro para o regresso das atividades letivas.
O caso está agora a ser acompanhado pela PSP e pelas entidades competentes do Ministério da Educação, que irão avaliar eventuais medidas disciplinares a aplicar ao aluno envolvido.
A Redação,
Foto: DR





















