O Parque Natural de Montesinho vai dispor do primeiro sistema integrado e contínuo de monitorização da biodiversidade em Portugal. O projeto, denominado Sistema Integrado de Monitorização da Biodiversidade do Parque Natural de Montesinho (SIMB-PNM), arrancou em junho de 2025 e foi destacado no Dia Internacional das Montanhas, a 11 de dezembro.

Liderada pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em parceria com os municípios de Bragança e Vinhais, a iniciativa representa um investimento de cerca de 500 mil euros, financiado pelo programa NORTE2030.

Inserido num pacote de projetos estratégicos para o parque, o sistema vai permitir acompanhar, de forma articulada, a evolução de espécies, habitats, ecossistemas, clima e dinâmicas socioeconómicas.

A presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, considera o SIMB-PNM “essencial para o desenvolvimento sustentável e para a valorização do património natural”, enquanto o autarca de Vinhais, Luís dos Santos Fernandes, destaca o compromisso conjunto com a preservação do território. O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, sublinha que o projeto transforma Montesinho num “laboratório vivo” de ciência e gestão ambiental.

Através de sensores espalhados pelo parque e de uma plataforma digital integrada, os dados serão recolhidos de forma automática e contínua, sendo parte da informação disponibilizada ao público. Com conclusão prevista para maio de 2027, o sistema deverá reforçar a conservação do património natural e abrir caminho a novas oportunidades de bioeconomia.

Com este projeto pioneiro, Montesinho afirma-se como referência nacional na integração entre natureza, ciência e sociedade.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes 

Foto: DR 

banner canal n
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCOLISÃO ENTRE CARRO E AMBULÂNCIA NO IP2 FAZ DOIS FERIDOS GRAVES EM MACEDO DE CAVALEIROS
Próximo artigoAUTARCA DE MOGADOURO ASSUME PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO BAIXO SABOR COM PRIORIDADE NAS RENDAS DAS BARRAGENS