O Município de Miranda do Douro instalou um novo Desfibrilhador Automático Externo (DAE) no Pavilhão Multiusos, reforçando os meios de emergência e a capacidade de resposta em situações de paragem cardiorrespiratória naquele espaço desportivo e de lazer.

Este equipamento é capaz de analisar a atividade elétrica do coração e identificar situações de paragem cardíaca, nomeadamente a fibrilação ventricular, uma das causas mais frequentes de paragem cardiorrespiratória. O dispositivo fornece instruções visuais e sonoras ao utilizador, orientando todo o processo e indicando o momento seguro para a aplicação do choque elétrico, procedimento essencial para tentar restabelecer o ritmo cardíaco normal.

A paragem cardiorrespiratória continua a ser uma das principais causas de morte a nível mundial, com milhões de casos todos os anos. Em Portugal, estima-se que ocorram cerca de 10 mil casos anuais. Trata-se de uma situação em que o coração deixa subitamente de bater, interrompendo a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigénio aos órgãos vitais, sendo a rapidez da intervenção determinante para a sobrevivência.

A instalação do desfibrilhador no Pavilhão Multiusos assume particular importância, uma vez que o espaço recebe regularmente jogos, treinos e competições, sobretudo de futsal, para além de outras atividades desportivas, culturais e recreativas que reúnem um número significativo de pessoas.

Com este equipamento, o concelho passa a dispor de três desfibrilhadores automáticos externos, juntando-se este aos já existentes no Estádio Municipal de Miranda do Douro e no edifício da Câmara Municipal, reforçando a rede de equipamentos de emergência e contribuindo para aumentar a segurança da população.

Maria Inês Pereira

Foto: DR

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorEVA COUTINHO CONQUISTA TÍTULO NACIONAL E ELEVA NOME DE PESO DA RÉGUA
Próximo artigoPROJETO RADAR SOCIAL PROLONGADO EM CARRAZEDA DE ANSIÃES POR MAIS 90 DIAS