A Comissão Concelhia de Macedo de Cavaleiros do PCP manifestou preocupação com a revogação do Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo (POAA), aprovada pelo Conselho de Ministros a 22 de janeiro, considerando que a decisão pode pôr em causa a proteção de uma área com elevado valor ambiental, agrícola, patrimonial e cultural no Nordeste Transmontano.

Em comunicado, os comunistas dizem que a justificação apresentada pelo Governo, de que o plano “já não se justifica” enquanto instrumento especial e que a proteção pode ser assegurada pelo “regime geral”, deixa dúvidas sobre a forma como será garantida a salvaguarda da paisagem protegida e dos seus valores naturais.

O PCP recorda que a defesa da natureza é uma obrigação constitucional do Estado e sublinha que planos e programas especiais existem precisamente para estabelecer regimes de proteção e regras de salvaguarda, compatibilizando conservação e aproveitamento público.

A estrutura concelhia aponta ainda para o risco de a revogação representar um afastamento do Estado e da tutela do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), deixando a gestão essencialmente dependente do Plano Diretor Municipal e do Município de Macedo de Cavaleiros, num processo que classifica como possível “municipalização do ambiente”.

O partido anunciou que irá pedir esclarecimentos às entidades competentes para apurar a fundamentação da decisão, considerando que esta segue “em sentido contrário às orientações da União Europeia”. A comissão diz também aguardar uma posição pública do presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros sobre o assunto.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorULSTMAD ALERTA PARA BURLA POR SMS SOBRE ALEGADAS TAXAS MODERADORAS
Próximo artigoCONSULTA PÚBLICA DO PLANO NACIONAL DE RENOVAÇÃO DE EDIFÍCIOS ABRE ATÉ 20 DE FEVEREIRO