Pedro Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Lousada, é o único candidato à vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), numa eleição marcada para terça-feira (10), no âmbito do Conselho Regional do Norte.
Segundo a CCDR-N, a candidatura foi apresentada com o apoio do Partido Socialista (PS), do Partido Social Democrata (PSD) e de 75% dos proponentes do colégio eleitoral. A reunião do Conselho Regional do Norte realiza-se a partir das 16h00, estando a votação prevista até às 18h00.
O direito de voto pertence aos membros do Conselho Regional do Norte, um órgão que integra entidades representativas da região, incluindo confederações patronais e sindicais, instituições de ensino superior, organizações dos setores agrícola, florestal, das pescas, da saúde, do turismo, associações empresariais, ambientais e cívicas, bem como individualidades de reconhecido mérito regional.
A eleição surge após a escolha de Álvaro Santos como presidente da CCDR-N, em janeiro, igualmente com indicação conjunta do PSD e do PS. Nessa votação foi também eleito Ricardo Bento como vice-presidente.
As CCDR são institutos públicos com autonomia administrativa e financeira, responsáveis pela execução de políticas de desenvolvimento regional e pela gestão de fundos comunitários. Desde 2020, os seus dirigentes passaram a ser eleitos indiretamente, substituindo o anterior modelo de nomeação governamental.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR



















