O Governo aumentou, monetariamente, o apoio que será dado aos agricultores. No que toca à apicultura, vai ser dada uma ajuda no valor de 20 milhões de euros.

À margem da quinta edição da ExpoMoncorvo, em Torre de Moncorvo, o secretário de estado da Agricultura, João Moura, referiu que o Governo está a desenhar um novo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), de forma a conseguir apoiar, ainda mais, os agricultores.

“Na reprogramação do PEPAC aquilo que pudemos fazer, fizemo-lo, e introduzimos um valor acrescentado, principalmente para a recria, que foi aquilo que as associações de criadores nos tinham solicitando”, refere o secretário de estado da Agricultura.

No caso da apicultura, João Moura referiu que vai ser disponibilizado um apoio de 20 milhões de euros. “Relativamente aos apoios à apicultura esta reprogramação permite disponibilizar 20 milhões de euros para os apicultores” anuncia.

De acordo com o secretário de estado, através deste apoio será possível “incrementar esta produção, porque é uma forma de valorizar também o território” e justifica que “as abelhas na sua forma de estar, de conviver e de fazer e produzir o mel são ótimas para a biodiversidade, porque a polonização que praticam é boa para outras espécies de plantas e, portanto, é uma forma de também valorizar o território”.

FALTA DE APOIOS NA APICULTURA EM 2023

De relembrar que, no ano passado, vários apicultores transmontanos queixaram-se devido à falta de apoios por parte do Governo.

À data, o descontentamento foi avançado pelo presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente e dos Frutos Secos. José Domingos Carneiro referiu que não “há qualquer tipo de apoio à produção” e que está a tornar-se “insustentável o apicultor manter a atividade”.

Segundo o presidente da cooperativa, os apicultores já têm necessidade de colocar na atividade o rendimento de anos transatos. Mas remata que “não há ninguém que continue a atividade com prejuízos”.

“Por isso sentimos necessidade de contactar o município, explicar o nosso problema. Foi criado um grupo de trabalho e chegou-se a um acordo, onde seria definido um determinado montante por colmeia, para pessoas com residência no concelho, com apiários”, explicou.

2022 FOI O PIOR ANO DE SEMPRE NA APICULTURA

As alterações climáticas, a seca, os incêndios e a crise económica foram as causas apontadas para esta situação delicada que o setor atravessou.

Na altura, e em declarações ao Canal N, José Domingos Carneiro, presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente e dos Frutos Secos, não tinha dúvidas que nos cerca de 40 anos que está ligado ao setor da apicultura, 2022 foi o ano mais fraco de sempre de produção de mel na região com quebras entre os 80 e os 90 por cento. “Acho que batemos no fundo, porque este ano (à data 2022) houve apicultores que tiveram meio quilo de produção por colmeia. A média anda nos três, quatro quilos, quando num ano normal chega a ser de 20 quilos por colmeia”, conta.

A Associação de Apicultores do Nordeste abrange cerca de 500 produtores de mel com um total de cerca de 50 mil colmeias de vários concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real e até de Vila Nova de Foz Coa, já no distrito da Guarda, José Carneiro revelou que esta quebra de produção, que vem acontecendo nos últimos três anos, já levou à diminuição de mais de duas mil colmeias. “Alguns abandonam, outros diminuem os efetivos e como há menos abelhas, menos colmeias a produção também é menor”, frisa.

Se já não bastasse o problema dos incêndios, também a seca veio a agravar situação porque afetou a floração e com isso ficou comprometida a sobrevivência das abelhas uma vez que ficaram sem alimento.

Perante este cenário, o presidente da Associação dos Apicultores do Nordeste queixou-se da falta de apoios por parte do Governo.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorGOVERNO VAI CONTRATAR MAIS 570 OFICIAIS DE JUSTIÇA
Próximo artigoMIRANDELA: SUSPEITO DE PORNOGRAFIA DE MENORES DETIDO PELA PJ