Tal como em 2021, o rio Tua, em Mirandela, volta a ser, no fim-de-semana, o palco do campeonato nacional de fundo de canoagem.

Durante dois dias, disputam-se 42 regatas (19 no sábado e 23 no domingo) destinadas aos escalões de Iniciados, Infantis, Cadetes, Sub16, Juniores, Seniores e Masters, com a presença de 927 atletas em representação de 50 clubes nacionais, um deles é o Clube Fluvial de Mirandela que tem 4 atletas inscritos.

Fernando Pimenta, do Benfica, 13 vezes campeão Nacional de Fundo em K1 Sénior, a última das quais em 2021, em Mirandela, é a grande estrela presente no evento, a par de Teresa Portela, também do Benfica.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem explica as razões que pesaram na decisão de repetir a escolha de Mirandela. “Quando fizemos o balanço daquilo que foi a prova de 2021 com todas as restrições e medidas adicionais, devido ao contexto pandémico, consideramos que foi muito positivo, fomos muito bem recebidos, quer pelo Município quer pelo Clube Fluvial de Mirandela, e acho que o evento constituiu um excelente momento de promoção da modalidade”, afirma Vítor Félix. 

Para além disso, o líder da federação considera que Mirandela “tem excelentes condições para a prática de canoagem e de outras atividades náuticas e é uma grande instalação desportiva porque tem aquelas bancadas naturais que são as margens da cidade e penso que vamos ter uma grande espetáculo”, confia.

Para este ano, é esperado mais público, com a abertura das restrições da pandemia e estão ainda previstas pequenas alterações ao percurso relativamente ao ano anterior. “As distâncias serão mantidas, mas a partida em vez de ser junto à ponte, vai agora ser junto da zona da praia fluvial para criar mais condições para os atletas”, revela.

A vereadora do desporto do Município de Mirandela enaltece as qualidades do espelho de água do rio Tua para acolher esta modalidade. “É um palco único na região para a realização deste tipo de eventos desportivos e ainda por cima sem qualquer impacto ambiental negativo, tanto no seu espelho de água como nas suas áreas envolventes, promovendo assim simbiose perfeita entre o espetáculo desportivo, a competição e a interação com público”, sublinha Vera Preto.

A organização do campeonato é da Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e com o apoio do Clube Fluvial de Mirandela.  

Jornalista: Fernando Pires 

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798