A Câmara de Alijó está a preparar uma candidatura para a certificação de uma Estação Náutica, a primeira a ser criada na região do Douro. O objetivo é valorizar o concelho de Alijó enquanto destino turístico.

A certificação “vai permitir confirmar o potencial único do Concelho de Alijó ao nível dos seus recursos fluviais, com destaque para os rios Douro e Tua”, explica o município em comunicado.

Uma Estação Náutica funciona como uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores.

Desta forma, uma Estação Náutica visa oferecer ao visitante atividades náuticas, mas também outras atividades de animação, criando experiências diversificadas e integradas que permitam prolongar o tempo médio de estadia.

A participação dos agentes locais na elaboração do projeto de candidatura para constituição da Estação Náutica é fundamental, sendo que o Município, entidade coordenadora do projeto, conta já com vários parceiros ligados a diferentes setores de atividade.

As Estações Náuticas são certificadas pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, enquadradas no projeto “Portugal Náutico”, e possibilitam a promoção do território certificado através da integração na rede de Estações Náuticas já existente, a nível nacional e internacional.

Slider