A Polícia Judiciária está, esta segunda-feira, a realizar mais de 30 buscas por todo o país. Em causa estão crimes de tráfico de diamantes a coberto de missões militares portuguesas em África e já há mais de 10 detidos.

Segundo o Jornal de Notícias, os militares terão aproveitado missões militares na República Centro Africana, ao abrigo da ONU, para traficar diamantes, algum ouro e droga. Existe ainda a suspeita da existência de tráfico de armas.

A TVI apurou também que há um elaborado esquema de branqueamento de capitais, inclusive através da compra de bitcoins, uma moeda virtual transacionada na Internet sem controlo das autoridades financeiras.

A associação criminosa integrará comandos e ex-comandos, alguns dos quais, atualmente eram formandos da PSP e da GNR, avançou ainda a TVI, explicando que “os comandos aproveitam as vantagens da não fiscalização a aviões militares no regresso das missões. E, tendo em conta essa vantagem logística, aproveitaram uma espécie de imunidade diplomática para estender o transporte militar de diamantes ao de droga e ouro daquele país africano. A partir de Portugal, no que diz respeito aos diamantes em bruto, são depois transportados por via terrestre para Antuérpia e Bruxelas, na Bélgica, onde são vendidos a preços milionários”.

Atualmente, as buscas concentram-se em Lisboa, Porto, Bragança, Vila Real e Faro.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Paulo Jorge Magalhães

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n