A Câmara Municipal de Vinhais lançou a plataforma www.fumeirodevinhais.pt que teve início no dia 1 de fevereiro e terminou ontem, dia 28 de fevereiro. Atendendo ao contexto atual que vivemos da COVID-19, as plataformas digitais servem para aproximar o cliente, destacar o produto e conseguir fazê-lo chegar a muitas mais pessoas.

O município de Vinhais já tinha a plataforma www.saberavinhais.pt, onde são vendidos todos os produtos endógenos do concelho de Vinhais, no entanto, e na impossibilidade de realizar a Feira do Fumeiro de Vinhais, foi desenvolvida uma plataforma dedicada apenas ao fumeiro, onde aconteceu a Feira virtual nos dias 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, mas que esteve disponível durante todo o mês de fevereiro, de modo a que mais pessoas tivessem acesso ao  fumeiro de Vinhais.

Decorrido este tempo, o balanço é muito positivo, chegando até a superar as expectativas mais altas, tendo em conta que tudo isto foi uma experiência, algo completamente novo e que exigiu muita disponibilidade dos produtores, que se mostraram desde o início dispostos a fazer deste evento mais um sucesso.

Foram mais de 1500 encomendas, toneladas de fumeiro vendido, sendo que muitos dos produtores chegaram mesmo a esgotar o fumeiro que tinham disponível. É certo que nem todos os produtores que marcam presença na feira presencial, participaram na venda on-line por diversos motivos, mas é sabido que venderam todos os produtos que haviam confecionado, ou seja, o volume de vendas de fumeiro no concelho de Vinhais, vai muito além das vendas on-line.

De salientar que o Município de Vinhais contou com o apoio da ANCSUB (Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara) na gestão da plataforma fumeiro de Vinhais.

Slider