A participação portuguesa nos Jogos Mundiais, a decorrer em Chengdu, na China, ficou marcada esta sexta-feira por uma prestação de destaque nas disciplinas de ginástica e trampolim, com a conquista de três medalhas, e por uma estreia histórica no wushu.
Na ginástica acrobática, Portugal subiu duas vezes ao pódio. O par misto alcançou a medalha de prata, enquanto a dupla feminina conquistou o bronze. Já no trampolim sincronizado, a dupla masculina portuguesa garantiu o ouro, numa exibição sólida que deixou para trás os adversários dos Países Baixos e da Alemanha.
Paralelamente, Sílvia Cruz entrou para a história como a primeira atleta portuguesa a competir em wushu nos Jogos Mundiais. A estreia deu-se na prova combinada de nanquan-nandao, onde terminou a primeira fase no oitavo lugar com uma das melhores pontuações da sua carreira. A avaliação final será feita no sábado, após a conclusão da prova de nanquan.
No corfebol, a seleção nacional não conseguiu evitar a derrota frente aos Países Baixos, atuais líderes do ranking mundial. O próximo desafio será frente à formação da China.
No andebol de praia, as seleções masculina e feminina de Portugal somaram vitórias importantes. A equipa masculina venceu a Alemanha por 2-1, enquanto a formação feminina superou a China por 2-0. Ambas as equipas mantêm-se bem posicionadas nos respetivos grupos, com boas perspetivas de apuramento para a fase a eliminar.
Com estas conquistas, Portugal ocupa agora o oitavo lugar no quadro de medalhas da competição, liderado pela Itália, seguida da Alemanha e do Irão. Os Jogos Mundiais prolongam-se até 17 de agosto e incluem modalidades reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, mas que não integram o programa olímpico.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: AFP