Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios rurais, onde anualmente é queimada 3% da área florestal, indica esta quinta-feira um relatório ibérico, que alerta para a falta de “uma estrutura profissional e especializada” dedicada à prevenção e extinção.

“Portugal ainda não possui uma estrutura suficientemente profissional e especializada que se dedique à prevenção e extinção de incêndios. A mesma encontra-se a ser estabelecida no âmbito do Programa Nacional de Ação recentemente aprovado, o qual integra as medidas estratégicas definidas no Plano Nacional de Gestão Integrada dos Fogos Rurais. Para o efeito, estão a ser contratados e formados mais guardas, estão a ser adquiridos mais meios de combate e a coordenação entre todas as entidades que compõem o sistema nacional de gestão de fogos rurais”, refere o relatório ibérico sobre incêndios “Paisagens corta-fogos”.

O documento, lançado hoje em Portugal pela organização ambientalista Associação Natureza Portugal (ANP), representante nacional da internacional Fundo Mundial para a Natureza (WWF), dá conta que mais de 18 mil incêndios ocorrem anualmente em Portugal desde 2010, apesar de a percentagem ter caído 57% desde 2010.

Segundo o relatório sobre os incêndios florestais na Península Ibérica, o número anual de incêndios em Portugal é 37% maior do que em Espanha.

Ler mais AQUI

Foto: Arquivo Global Imagens

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina