A gastronomia portuguesa foi eleita a 4.ª melhor do mundo pelo guia internacional TasteAtlas, com uma pontuação de 4,53 estrelas em cinco possíveis, ficando muito perto do pódio liderado pela Itália, Grécia e Peru. O ranking resulta de mais de 590 mil avaliações de utilizadores da plataforma, que avalia cozinhas tradicionais de todo o mundo.
Portugal destaca-se também ao nível regional. O Alentejo surge como a 9.ª melhor região do mundo para comer, logo a seguir, Trás-os-Montes alcança um expressivo 12.º lugar, confirmando o valor da sua cozinha tradicional, fortemente ligada ao território e aos produtos locais. O país surge ainda representado pelo Algarve (30.º), Açores (56.º), Coimbra (91.º) e pelo distrito de Bragança (98.º).
Entre as distinções individuais, o pastel de nata foi eleito o melhor doce do mundo, o pão de ló de Ovar o melhor bolo e a alheira de Mirandela o melhor enchido. Nos pratos principais, o leitão da Bairrada surge na 21.ª posição do ranking mundial e a carne de porco à alentejana na 50.ª, reforçando a presença portuguesa entre as grandes referências da gastronomia internacional.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR




















