Os eleitores portugueses são chamados às urnas este domingo (18) para eleger o próximo Presidente da República. As assembleias de voto funcionam entre as 08h00 e as 19h00 em todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores, sendo garantido o direito de voto a todos os cidadãos que se encontrem na fila até à hora de encerramento.
O boletim de voto apresenta 14 nomes, mas apenas 11 candidaturas foram validadas pelo Tribunal Constitucional. Os votos em Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa serão considerados nulos. Entre os candidatos oficialmente admitidos estão figuras de vários quadrantes políticos, André Pestana, André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Catarina Martins, Henrique Gouveia e Melo, Humberto Correia, João Cotrim de Figueiredo, Jorge Pinto, Luís Marques Mendes e Manuel João Vieira.
Estas eleições ficam ainda marcadas pelo maior número de candidatos de sempre e pela presença do mais jovem candidato à Presidência: Jorge Pinto, de 38 anos.
Para saber o local de votação, os eleitores podem consultar a junta de freguesia, recorrer a plataformas oficiais como https://www.recenseamento.pt/ ou enviar um SMS gratuito para o número 3838. É obrigatório apresentar o Cartão de Cidadão ou outro documento oficial com fotografia.
As primeiras projeções eleitorais deverão ser divulgadas a partir das 20h00. Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta, haverá uma segunda volta entre os dois mais votados, marcada para 8 de fevereiro. A tomada de posse do novo chefe de Estado está prevista para 9 de março.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















