A Praia Fluvial Albino Mendo, em pleno centro da cidade de Mirandela, está atualmente desaconselhada a banhos devido à deteção de níveis elevados de enterococos intestinais e/ou Escherichia coli (E. coli). A informação foi divulgada esta quarta-feira, 3 de setembro, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da sua plataforma oficial.
Apesar dos avisos já se encontrarem afixados no local, a Câmara Municipal de Mirandela ainda não se pronunciou publicamente sobre a situação, nem por meio de comunicado oficial, nem através das redes sociais do município.
De acordo com dados disponíveis no portal do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, têm sido realizadas análises regulares à qualidade da água desde o início da época balnear. Estes testes, realizados tanto pela autarquia como pela APA, indicavam até agora que os parâmetros se encontravam dentro dos limites legais. De facto, desde 2016, a Praia Fluvial Albino Mendo tem sido classificada com qualidade de água “excelente”.
A praia detém ainda o galardão da Bandeira Azul, uma distinção atribuída anualmente a zonas balneares que cumpram critérios rigorosos em termos de qualidade da água, segurança, gestão ambiental e serviços de apoio.
A Redação,
Foto: DR