O Ministério da Agricultura alargou o prazo de candidatura ao Pedido Único (PU), até esta terça-feira, 25 de junho, até às 18 horas, mas com uma penalização de 1% por dia útil, devido às candidaturas de maior complexidade.

Recorde-se que o prazo terminava no passado dia 21 de junho, depois de já ter sofrido várias alterações.

“Reconhecemos o esforço feito pelos técnicos e agricultores nesta reta final de submissão de candidaturas para cumprir o prazo. No entanto, face às dificuldades que têm existido no ‘carregamento’ de algumas candidaturas mais complexas, decidimos ajustar o prazo limite”, refere o comunicado do ministério.

Na semana anterior, o ministro da Agricultura anunciou que foram submetidas, em média 4.000 candidaturas por dia.

José Manuel Fernandes reconheceu que o sistema para a submissão de candidaturas é “lento e complexo”, em resultado do “mau desenho” do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

De acordo com os dados do ministério, até quinta-feira já tinham sido submetidos 179.270 candidaturas ao PU.

Bragança é já um dos distritos com mais candidaturas submetidas, contabilizando-se 28.265, seguindo-se Vila Real (21.216) e depois Guarda (14.244).

O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao SIGC – Sistema Integrado de Gestão e Controlo.

Este pedido abrange os pagamentos diretos, os apoios associados, ecorregimes, desenvolvimento rural, pagamentos da rede natura, a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n