Hoje é o último dia do prazo obrigatório para limpar os terrenos. Caso tal não aconteça, a coima pode chegar aos dez mil euros para particulares e até 120 mil para empresas.

De acordo com a iniciativa Portugal Chama, as normas de limpeza do mato estipulam que à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros seja feita uma faixa de proteção de 50 metros. Em torno das aldeias e outros espaços comuns, a limpeza deve perfazer os 100 metros.

Se tal não for feito até ao final do dia de hoje, as coimas podem chegar aos dez mil euros para particulares e 120 mil para as empresas. A partir desta data, as Câmaras Municipais podem substituir os proprietários na limpeza do mato, que são obrigados a permitir o acesso aos terrenos e a pagar as despesas à Câmara.

Recorde-se que o Canal N já havia noticiado, a 4 de maio, o alargamento do prazo para a limpeza dos terrenos.

Para prevenir os incêndios este verão, o Portugal Chama apela os cidadãos a zelarem pelo mato que os rodeia.

Jornalista: Catarina Moscoso

Foto: Catarina Moscoso

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n