O presidente da Junta de Freguesia de Frechas, no concelho de Mirandela, pediu às autoridades a declaração de calamidade pública para o território, na sequência do incêndio que, no domingo, devastou parte significativa da freguesia.

Num comunicado enviado ao Canal N, José Carlos Teixeira dirigiu-se ao presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Vítor Correia, solicitando que seja formalizado junto do Governo da República o pedido de reconhecimento urgente da situação de calamidade.

“Os prejuízos registados afetam de forma significativa a população, o património e as atividades económicas locais, pondo em causa o bem-estar e a segurança dos fregueses, bem como a continuidade da vida comunitária e produtiva”, afirma o autarca.

O presidente da Junta sublinha ainda que este pedido é fundamental para garantir apoios imediatos às populações e mecanismos de resposta adequados à dimensão da tragédia.
“Solicitamos à Câmara Municipal de Mirandela que promova, junto do Governo da República, a formalização do pedido de declaração de calamidade para esta freguesia, assegurando que sejam mobilizados os apoios e mecanismos legais de resposta que a situação exige”, reforça José Carlos Teixeira.

O fogo que lavrou em Frechas no domingo deixou rasto de destruição em terrenos agrícolas e florestais, atingindo também infraestruturas essenciais à comunidade. A Junta de Freguesia considera, por isso, “urgente o reconhecimento da situação”, de forma a salvaguardar a vida da população e apoiar a recuperação da freguesia.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorINCÊNDIO EM VILAR DE PERDIZES CRESCE E APROXIMA-SE DAS POVOAÇÕES
Próximo artigoNOS 153 MUNICÍPIOS QUE NÃO TINHAM CADASTRO PREDIAL APENAS 36% DA ÁREA JÁ FOI CADASTRADA