O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, marcou presença na sessão de apresentação das prioridades nacionais para a investigação e inovação no âmbito da nova Agência para a Investigação e Inovação, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

A AI² resulta da fusão entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Agência Nacional de Inovação, concentrando numa única entidade a coordenação estratégica e o financiamento da ciência e tecnologia em Portugal. O novo modelo prevê a definição de prioridades até outubro e a celebração de um contrato-programa plurianual para 2027–2031, com o objetivo de garantir maior estabilidade no financiamento do setor.

Durante a sessão, o ministro Fernando Alexandre destacou a autonomia estratégica da nova agência e a necessidade de reforçar a ligação entre investigação, inovação e economia.

A participação do IPB assume particular relevância neste processo, tendo em conta a aposta da instituição na investigação aplicada, na inovação de base regional e na articulação com o tecido empresarial. Enquanto membro da comissão permanente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Orlando Rodrigues integra o debate nacional sobre o papel dos politécnicos no novo modelo de governação da ciência.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFESTA DA AMENDOEIRA EM FLOR RECEBE III INTER-FREGUESIAS DA PARTIDA DA AMÊNDOA
Próximo artigoCAMINHO DOS MONGES REGRESSA PARA A 4.ª EDIÇÃO EM LAMEGO E TAROUCA