Alegados abusos ocorreram entre 2016 e 2018, durante a disciplina de Educação Musical, numa escola de Macedo de Cavaleiros.

O Tribunal de Bragança condenou, esta quarta-feira, um professor de Música, com cerca de 40 anos, a cinco anos de prisão, com pena suspensa por igual período, por 18 crimes de abuso sexual de crianças agravados.

“O docente fica ainda sujeito a regime de prova, ou seja, ao acompanhamento pela Segurança Social, e, se houver notícia de outros factos, terá de cumprir pena de prisão efetiva, decidiu o Tribunal de Bragança”, avança o Jornal de Notícias (JN).

“Ficou ainda sujeito à pena acessória de interdição do exercício da profissão de professor durante cinco anos e a indemnizar cada uma das cinco vítimas em três mil euros”, pode ler-se.

As vítimas são cinco meninas, naquela altura com idades compreendidas entre os seis e os sete anos, que frequentavam o 1.º e o 2.º ano do 1.º Ciclo numa escola de Macedo de Cavaleiros. Segundo elas, queixaram-se dos alegados abusos aos pais, dizendo que o docente as “acariciava nas nádegas e nas coxas, normalmente quando usavam saias, durante períodos das aulas de Educação Musical”.

De acordo com o JN, o tribunal deu como provados todos os factos da acusação e teve em conta as “declarações divergentes” do arguido durante o inquérito e em sede de julgamento. Ainda assim, o coletivo de juízes que julgou o caso optou por uma pena suspensa porque teve em conta que o arguido está bem inserido a nível familiar, social e profissionalmente e porque desde os factos em apreço não houve qualquer tipo de queixa sobre o seu comportamento.

Segundo a acusação o arguido apesar da responsabilidade como professor, de quem as ofendidas dependiam como alunas, “agiu com o propósito de satisfazer os seus próprios impulsos e desígnios sexuais, apalpando e afagando zonas erógenas com relevante significado sexual do corpo das ofendidas, tendo ofendido intensamente os sentimentos de honestidade, decência, vergonha e castidade das menores”.

De referir que o docente de Atividades Extra-Curriculares foi contratado há mais de 13 anos pelo município de Macedo de Cavaleiros.

Jornalista: Rita Teixeira

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorDEPÓSITO CHEIO E CARTEIRA FELIZ: DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
Próximo artigoJÁ TIVERAM ALTA MÃE E FILHA QUE TINHAM SIDO INTERNADAS APÓS REFEIÇÃO COM COGUMELOS SILVESTRES EM MIRANDELA