Os jovens nascidos em 2007 e 2008 já podem beneficiar do Programa Cheque-Livro, uma iniciativa que atribui um voucher no valor de 30 euros para a aquisição de livros não escolares em livrarias aderentes. O apoio pode ser utilizado até 30 de junho de 2026, permitindo aos beneficiários escolherem, de forma autónoma, as obras que desejam ler.

O programa tem como principal objetivo incentivar os hábitos de leitura junto dos mais jovens, promovendo simultaneamente a frequência das livrarias e o contacto direto com o livro, os autores e o setor livreiro. A iniciativa procura reforçar a importância da leitura no desenvolvimento pessoal, cultural e crítico das novas gerações.
Para além do incentivo individual à leitura, o Cheque-Livro constitui também uma medida de apoio ao comércio livreiro, valorizando as livrarias enquanto espaços de cultura, proximidade e dinamização local.
Mais informações sobre o programa, bem como a lista das livrarias aderentes, podem ser consultadas no site oficial www.chequelivro.gov.pt.
O Programa Cheque-Livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, implementada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em parceria com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e o Fundo de Fomento Cultural (FFC).

A Redação,
Fotos: DR

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMUNICÍPIO DE CHAVES ASSOCIA-SE À CAMPANHA “JANEIRO SEM ÁLCOOL”
Próximo artigoAVISO DE NEVE PASSA A VERMELHO: TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO SOB RISCO ELEVADO DE PERTURBAÇÃO GRAVE