O Programa Cheque-livro, umas iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, está a abrir novas oportunidades para os jovens residentes em Portugal desenvolverem hábitos de leitura e frequentarem livrarias locais. A iniciativa é implementada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e pelo Fundo de Fomento Cultural (FFC).

A edição de 2025/2026 destina-se aos jovens nascidos em 2007 ou 2008, que possuam Cartão de Cidadão válido ou Chave Móvel Digital. O programa permite-lhes escolher livremente livros de interesse pessoal, excluindo apenas manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo ou obras não editadas em Portugal.

O funcionamento do Cheque-livro é simples. Os participantes registam-se na plataforma com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, emitem o Cheque-livro, deslocam-se a uma das livrarias aderentes, escolhem o livro e validam o ISBN junto do livreiro. Depois, podem partilhar as suas leituras nas redes sociais com a hashtag #chequelivro.

Para as livrarias, a participação neste programa representa uma oportunidade para aumentar a visibilidade, atrair novos leitores e reforçar a ligação com a comunidade, ultrapassando o papel meramente comercial do setor. As livrarias interessadas em integrar o Cheque-livro devem cumprir os requisitos definidos e registar-se na plataforma oficial.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CHEQUE-LIVRO – Républica Portuguesa

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorUTAD QUER APROXIMAR FORMAÇÃO MÉDICA DOS CUIDADOS DE SAÚDE LOCAIS
Próximo artigoALFÂNDEGA DA FÉ RECEBE “IMPLICATE 2026 – UMA SOCIEDADE DE ROSTO HUMANO”