Desde 2019 que o município de Alfândega da Fé aderiu ao programa abem, da Associação Dignitude. O objetivo é auxiliar as famílias alfandeguenses em maior situação de vulnerabilidade na aquisição dos medicamentos e, desde então, 36 famílias já foram apoiadas.

São 36 as famílias do concelho de Alfândega da Fé que” acederam à medicação que necessitam para controlar a sua doença, de forma digna e segura, sem necessitarem de optar entre a medicação e outras despesas básicas, como a alimentação” menciona o comunicado enviado ao Canal N.

Em Alfândega da Fé existem duas farmácias aderentes à iniciativa, onde os beneficiários podem levantar a medicação. De acordo com os números, neste momento estão a ser apoiadas 17 pessoas, de 10 agregados familiares e cujas idades variam entre os 22 e os 74 anos.

De acordo com os requisitos, para serem beneficiárias as pessoas devem dirigir-se aos serviços sociais da autarquia e solicitar o apoio. “Uma vez verificadas as condições económicas e sociais do agregado familiar através da plataforma abem: cujos rendimentos têm de ser inferiores a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o beneficiário terá aceso a um cartão para apresentação nas farmácias aderentes no momento de levantar os medicamentos prescritos e comparticipados, sem qualquer custo”.

O projeto abem: Rede Solidária do Medicamento foi lançado pela Associação Dignitude em 2016. O objetivo é permitir o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir.

Desta iniciativa fazem já parte 225 entidades referenciadoras, 1156 farmácias e 164 concelhos. Cerca de 20 mil famílias já beneficiaram deste apoio e cerca de 2 milhões e meio de embalagens foram já dispensadas aos 33 839 beneficiários em todo o país.

Jornalista: Lara Torrado

Slider