A cerimónia de lançamento da 2.ª edição do Programa “UPskill – Digital Skills & Jobs” decorreu, durante a tarde de ontem, em Bragança.

O projeto procura formar novos profissionais em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), “promovendo a requalificação de pessoas desempregadas ou em situação de subemprego”, explica o comunicado. Desta forma, vão ser realizadas ações de formação, pagas por fundos públicos, em Instituições de Ensino Superior, seguindo-se de formação profissional em contexto real de trabalho nas empresas, com benefícios para todos os aderentes.

“Apesar de todo o esforço, há problemas que se mantêm e que não dependem de nós, como as dificuldades sentidas ao nível das comunicações digitais em algumas localidades do concelho e que prejudicam, nomeadamente, o desenvolvimento de alguns negócios e a fixação de pessoas”, lamentou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, que marcou presença na cerimónia.

O secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, também esteve na sessão de apresentação e em declarações à rádio Brigantia, afirmou que “o objetivo na segunda edição é crescer”, estando previstas 500 vagas a preencher em duas fases.

De acordo com o site do projeto, a primeira fase de candidaturas arrancou a 14 de outubro e decorre até 4 de novembro. Haverá ainda um segundo período, que será confirmado posteriormente, para alargar a oportunidade a novos candidatos. Aqui, haverá novas ações de formação e os candidatos não colocados no primeiro ciclo transitam automaticamente para o segundo, podendo redefinir as seleções de ações formativas.

Destina-se a quem estiver desempregado ou em situação de subemprego, mas mesmo assim será necessário possuir licenciatura pós-Bolonha, apesar de que algumas ações podem exigir somente o secundário. Além disso, o domínio de Inglês (B2) também deve ser essencial, uma vez que “nesta área é a língua mais usada na interação entre equipas e no acesso à literatura técnica”, explica a página online do projeto.

O programa Upskill resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), os Institutos Politécnicos nacionais e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Encontra-se também Integrado no ‘Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal’, sendo lançado pelo Governo Constitucional.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Bragança

Slider