A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai apresentar esta quarta-feira, dia 12 de novembro, às 17h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro (Alijó), o projeto DOURORISK – Prevenção e Mitigação de Riscos Naturais à Escala Local. A sessão de abertura contará com a presença do Professor Ricardo Bento, Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património da UTAD.
O DOURORISK é uma iniciativa piloto que pretende desenvolver uma ferramenta digital de georreferenciação para apoiar a gestão de riscos associados a eventos meteorológicos e climáticos compostos, como incêndios florestais, secas, ondas de calor, inundações repentinas e movimentos de vertentes. O objetivo passa por reforçar o conhecimento e a capacidade de resposta das comunidades locais, promovendo resiliência e segurança no território.
A equipa da UTAD é liderada pela Prof.ª Margarida L. R. Liberato, investigadora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e do IDL-UL, com mais de duas décadas de colaboração com o grupo EPhysLab da Universidade de Vigo (UVigo). A equipa conta ainda com os docentes e investigadores Prof.ª Elisa Preto Gomes, Prof. Luís Sousa e Prof.ª Anabela Reis (CGeo), bem como a Prof.ª Margarida Correia Marques e o Prof. Domingos Lopes (CITAB). O grupo contará também com o apoio de dois licenciados a contratar.
O DOURORISK foi escolhido no âmbito do Programa “Promove. O futuro do interior” – edição 2025, promovido pela Fundação “la Caixa” em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo sido distinguido no Concurso para Projetos-Piloto Inovadores.
O projeto, com um investimento total de 199 mil euros, resulta de um consórcio entre a UTAD, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro (AHBVSD) e o Environmental Physics Laboratory (EPhysLab) da Universidade de Vigo.
Jornalista: Gonçalo Pereira
Fotos: DR




















